NR 5 CIPA :
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – regulamentada pela norma NR 5 CIPA ;
Tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
Nossa empresa assessora desde a votação, passa pela formação da comissão e fornece treinamentos para todos os representantes da CIPA, controlando a implantação e renovação.
Fornecemos toda a parte de controle dos documentos e eleições correspondentes.
ATRIBUIÇÕES DA CIPA:
- Identificar os riscos do processo de trabalho,
- Elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores;
- Elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho;
- Participar da implementação e do controle da qualidade das medidas de prevenção necessárias;
- Realizar, periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho visando a identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores;
- Realizar, a cada reunião, avaliação do cumprimento das metas fixadas em seu plano de trabalho e discutir as situações de risco que foram identificadas;
- Divulgar aos trabalhadores informações relativas à segurança e saúde no trabalho;